quarta-feira, 20 de novembro de 2013

As melhores ferramentas de diagnostico

Boas pessoal, neste tópico venho apresentar as melhores ferramentas de diagnostico de hardware:

-SIW;
-Hiren's Boot;
-Google search engines;
-Ubuntu Live CD;
- Ultimate Boot CD for windows (UBCD4 engine);
- Black box;
- Sisoft-Sandra;
- Aida 64;
- Speed fan;
- HP Hardware Diagnostic Tools;
- DirectX;

* A Intel tambem oferece uma vasta diversidade de programas de diagnostico:

Área de recursoFerramentas/software/siteDescrição
Processador Processadores Intel® Ferramenta de diagnósticoFerramenta de Diagnóstico do Processador Intel® é um aplicativo utilizado para verificar a funcionalidade do microprocessador Intel®. O diagnóstico verifica a identificação da marca, verifica se o processador freqüência de operação, testa recursos específicos do processador e faz um teste de estresse no processador.
Processador Utilitário para identificação do processador Intel®O Utilitário para identificação do processador Intel® identifica a marca, recursos, pacote, freqüências esperadas, e freqüências de funcionamento real do processador. Você também pode usar o utilitário para discernir se um processador Intel® está a funcionar acima da freqüência esperada.
Processador PerfMonitorDesempenho do processador PerfMonitor é um ferramenta de monitoramento que permite controlar a freqüência de quatro eventos escolhido em um conjunto de lista específicas do modelo. Ele pode ser usado para identificar gargalos no desempenho de um sistema, ou para monitorar um programa de taxa perca de cache ou ramificações mispredicted. PerfMonitor também pode ser usado como uma ferramenta de comparação CPU no nível de hardware, comparando os diferentes parâmetros-chave de CPUs executando o mesmo parâmetro de comparação.
Processador TmonitorO relógio é apresentado TMonitor ativo individual de cada núcleo do processador. Uma taxa de actualização muito alta (20 vezes por segundo) permite que você visualize a menor variação do relógio em tempo real. TMonitor detecta os mecanismos, como a Tecnologia Intel® Turbo Boost, e permite que você visualize seu efeito claramente como o processador está funcionando.
Processador, memória CPU-ZCPU-Z é um aplicativo gratuito que que reúne informações sobre alguns dos dispositivos principais de seu sistema.
Memória Memtest86+Um programa livre, independente de testes de memória.
Memória Diagnóstico de Memória Windows*Uma ferramenta de teste gratuita de memória fornecido pela Microsoft*. Semelhante a outros programas de teste da memória, o Windows Memory Diagnostic uma série de testes extensos para ver se algo está errado com a memória do computador.
Overclocking Overclock.netOverclock.net é uma comunidade on-line que contém os fóruns, notícias e artigos relacionados com o overclock.
Overclocking OverclockersO Overclockers.com é uma comunidade online que inclui fóruns, comentários e artigos relacionados com o overclock.
Sistema completo; overclocking O Prime95usado por entusiastas de PC e overclockers como uma estabilidade utilitário de teste.
Sistema completo AIDA64Um diagnóstico completo de PC software utilitário que auxiliam você durante a instalação, otimizando e solucionando problemas no seu computador. O utilitário fornece todas as informações sobre o seu sistema, dos dispositivos de hardware e drivers instalados, a segurança do sistema operacional e a estabilidade dos indicadores.
Sistema completo Assistente PC 2010Um utilitário desenvolvido para a detecção de hardware, mas também as análises e benchmarks hardware: desempenho de CPU, RAM cache desempenho, desempenho, desempenho de disco rígido, CD/DVD-ROM desempenho, desempenho de mídia removível/flash, desempenho de vídeo e MP3 compressão o desempenho.
Sistema completo HWMonitorMonitoração de hardware HWMonitor é um programa que lê PC sistemas principais sensores: voltagens, temperaturas, velocidade dos ventiladores. O programa funciona perfeitamente com os chips mais comuns de sensores, como ITE* IT87 Winbond* série, ICs, e outros. O programa também pode ler on-die core CPUs modernos sensores térmicos, assim tem a unidades de disco rígido temperaturas via S. M. A. R. T GPU, placa de vídeo e temperaturas extremas.
Sistema completo BurnIn TestUma ferramenta de software que simultaneamente, testes de stress todos os subsistemas principais de um computador, para maior durabilidade, confiabilidade e estabilidade.
Sistema completo WinSATA avaliação de sistema do Windows (WinSAT) avalia as características e recursos de desempenho de um computador. Os desenvolvedores usar esta API para desenvolver software que otimiza as configurações de aplicativo com base nos recursos do computador.
Sistema completo SpeedFanSpeedFan monitora as tensões, temperaturas e velocidades do ventilador, em computadores com chips de monitoração de hardware. Ele também pode acessar as informações S. M. A. R. T. e mostrar as temperaturas do disco rígido.
Sistema completo Abrir HW MonitorAbrir Monitor de hardware é um aplicativo aberto gratuito de código aberto que monitora os sensores de temperatura, a velocidade do ventilador, tensões, carregar, e velocidade de clock de um computador. A maioria dos chips suporta monitoramento de hardware encontrados nas motherboards.
Sistema completo HWi NFO32HWi NFO32 é uma ferramenta de diagnóstico e informações sobre o hardware que suporta os últimos componentes, tecnologias da indústria e os padrões. Ele coleta e apresenta o máximo de informação possível sobre o hardware do computador.
Sistema completo HmonitorOs sensores monitor de hardware usa chips de sensor nas motherboards inteligentes ao sistema de rastreamento e núcleo de CPU as temperaturas, tensões e ventiladores de resfriamento. Hmonitor monitora continuamente os vários parâmetros.
Sistema completo Passmark PerformanceTestPassmark Passmark PerformanceTest permite objetivamente benchmark um PC usando diferentes testes de velocidade, e compare os resultados para outros computadores.
Sistema completo SpeccySpeccy dá a você estatísticas detalhadas sobre cada componente de hardware no seu computador, incluindo CPU, motherboard, memória RAM, Gráficos placas, discos rígidos, unidades ópticas, e o suporte para áudio. Speccy também adiciona as temperaturas dos diferentes componentes.
Gráficos
3DMark
Programas que executam testes benchmark dos sensacionais que pesam até mesmo o hardware mais recente. comparando o resultado do benchmark com milhões de outros você pode encontrar problemas com hardware e software.
Gráficos MonitorTestPermite que você analise a qualidade e o desempenho de seu monitor de computador ou tela de LCD da tela plana.
Áudio SoundCheckOs testes do seu PC placa de som, alto-falantes e microfone para verificar se a sua placa de som pode gravar e reproduzir sons em várias taxas de amostra. Ele também verifica a capacidade dos alto-falantes para reproduzir as freqüências mais altas e mais baixas.
Unidade de disco rígido Unidade de estado sólido Intel® (SSD)Ferramentas e diagnóstico para Intel® unidades de estado sólido.
Unidade de disco rígido O SeaTools SeagateA ferramenta de diagnóstico abrangente e fácil de usar que ajuda você a ver rapidamente a condição da unidade de disco. Ele inclui vários testes que examinam o material físico na sua unidade de disco Seagate ou Maxtor, ou em qualquer outra unidade de disco não-Seagate.
Wireless WirelessMonPermite que você monitore o status de adaptadores WiFi e recolher informações sobre os pontos e os pontos próximos de acesso em tempo real.
Teclado KeyboardTestVerifica se todas as teclas do teclado estão funcionando corretamente. Verifica os LEDs do teclado, examina os códigos de leitura internos gerados pelo teclado, velocidade e medidas para digitação.
USB Loopback USB 2.0Os plugues ativos de loopback são a maneira mais rápida eficaz para verificar se as portas USB estão funcionando corretamente.
Vejam este link : Site Intel

Conheça as ferramentas de diagnóstico da Dell:

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Se um computador não consegue manter as configurações da BIOS guardadas quando se encontra desligado o que estará mal?

Boas quando desligamos o nosso computador , e ao voltarmos a ligar , se as definições da BIOS se perderem , o problema poderá estar na pilha CMOS! Ou seja , esta pode ja estar estragada.

Que problemas podem estar associados ao reiniciar involuntário do computador relacionados com a memória RAM?

Boas os problemas que podem estar associados ao reiniciar involuntário dos computadores em relação a memoria RAM poderá ser motivo pelo facto de alguns sectores da memoria RAM estarem danificados e quando algum programa em funcionamento tenta aceder a eles o computador reinicia.

Que problemas podem estar associados ao reiniciar involuntário do computador relacionados com a fonte de alimentação?

Boas, uma fonte de alimentação pouco potente pode causar resets aleatórios devido ao computador ser exigente. Para a maior parte dos casos , uma fonte de 300W é suficiente para manter o computador a funcionar, mas quando o computador está adaptado para jogar, uma fonte de 300W não é o suficiente e daí reiniciar voluntariamente.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Configuração do setup da bios

    Boas pessoal. O setup é o programa utilizado para configurar a placa-mãe do micro. Para executarmos o programa setup deveremos carregar na tecla F2 durante a iniciação do computador. Através do setup podemos alterar desde configurações básicas no micro (como tipo de unidade de disco, vídeo) até configurações muito complexas que só interessam a placa-mãe.
Por causa da infinidade de marcas de placas-mãe existentes no mercado, torna-se impossível criar um guia contendo todas as opções existentes em todos os programas de setup de todas as máquinas existentes no mercado.
Depois que entramos no setup, através da tecla DEL, aparecerá uma tela com as seguintes opções:

 - CPU Setup: Em micros em que a placa-mãe não tem jumpers de configuração, você encontrará esta opção. Através dela podesse configurar a placa-mãe tal e qual se faria através de jumpers. Há basicamente as seguintes opções a serem configuradas: Tensão de alimentação do processador (fonte); Frequência de operação externa do processador e Fator de multiplicação.
 - Standard CMOS Setup: Vai para o menu de configuração básica do computador.
 - Advanced CMOS Setup: Vai para o menu de configuração avançada.
 - Advanced chipset Setup: Vai para o menu de configuração do chipset da placa-mãe.
 - PCI/ Plug and Play Setup: Vai para o menu de configuração do barramento PCI e ISA Plug and Play. Alguns
 - Power Management Setup: Vai para o menu de configuração de gerenciamento de consumo elétrico.
 - Peripheral Setup: Configuração dos periféricos integrados à placa-mãe (on-board).
 - Auto Configuration With Bios Setup: Reconstrói todo o setup novamente, colocando todo os valores de fábrica novamente.
 - Auto Configuration With Power-On Defaults: Reconstrói todo o setup, recolocando os valores contidos na memória CMOS, ou seja, os mesmos valores encontrados antes de se entrar no setup.
 - Change Password: Muda a senha.
 - Auto Detect Hard Disk ou HDD Auto Detect ou IDE Setup ou Detect Master: Configura automaticamente discos rígidos que estejam instalados em seu micro. Este procedimento é o primeiro a ser feito quando estamos no setup para configurar o computador. Muitas vezes o computador detecta sozinho HD, mas mesmo assim é bom entar nessa opção para configurar outras coisas do HD.
 - Hard Disk Utility: Não entre nessa opção, pois danificará seu disco rígido.
Para gravar as configurações feitas, deve-se salvar antes de sair do setup.
A primeira providência ao entrarmos em um setup pela primeira vez de um micro recém- montado é a utilização da opção Auto Detect Hard Disk existente no menu principal do setup. Esta opção só deverá ser usada se o computador não reconhecer automaticamente o HD. Caso o Auto Detect não reconhecer, você deve conferir a instalação dos cabo flat e do cabo da fonte e dos jumpers existentes no disco rígido.
 - Standard CMOS Setup: Nesse menu devemos colocar os tipos de unidade de disquete e de monitor. O tipo de disco rígido o Auto Detect já configurou automaticamente para você. Existe a opção DATE (que atualiza a data do relógio do micro), TIME (que atualiza a hora do relógio do micro), FLOPPY DRIVE A (escolhe o tipo de disquete é utilizado, o mais utilizado atualmente é 1.44 MB), FLOPPY DRIVE B (geralmente fica desabilitado, a não ser que você queira 2 drives de disquete), PRIMARY DISPLAY (informa o tipo de interface de vídeo instalada, escolha a opção “ega/pga/vga”), DAYLIGHT SAVING (deixe desabilitado), KEYBOARD (deixe desabilitado) e HALT ON (ecolha ´´All Errors).
A parte de configuração para iniciantes é muito pesada, por isso o computador disponibiliza no próprio setup, uma opção o qual o próprio sistema completa as opções da melhor forma possível.
Para fazer isso configure a placa-mãe em relação ao processador instalado (clock externo, multiplicador de clock e tensão de alimentação) no menu “CPU SETUP”. Depois detect o disco rígido, caso ele não tenha sido reconhecido automaticamente pelo computador, ajuste a hora e a data do sistema no setup básico “Standard CMOS Setup”. Vou-vos deixar aqui dois vídeos de configuração da BIOS:
 
 
                                          Vídeo 1
 
 
                                          Vídeo 2
 
 
 
 
 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Codigo Beeps


 Boas pessoal a BIOS usa códigos de beep sonoros ou sinais visíveis para os padrões de luzes a piscar mensagens de status e as mensagens de erro indicando erros recuperáveis pelo que ocorrem durante o POST.

Códigos de beep sonoros Esses códigos de beeps são ouvidos por meio do altifalante integrado ou efeito piezelétrico, para placas sem o alto-falante integrado, por meio de um alto-falante ligado à placa linha de saída tomada de áudio.




Código de beepSequência/padrãoSignificadoEtapas de solução
sinal sonoro Um 0,5 segundo beep F2 instalação /prompt Boot Menu F10 Este sinal sonoro curto ocorre quando o BIOS está pronto para aceitar a entrada do teclado. Nenhuma ação é necessária.
sinal sonoro longo beep contínuo Alimentação auxiliar pode não estar conectado a uma placa externa Gráficos Verifique a documentação para qualquer Gráficos externos a placa instalada para obter informações sobre como conectar uma fonte de energia auxiliar.
Repetindo sinal sonoro Um segundo sinal sonoro, em seguida, desligar 1,0 por 0,5 segundos.

Se repete até que computador é desligado.
Falha na recuperação do BIOS
  • Tente usar a recuperação do BIOS novamente.
  • Não interrompa o processo de recuperação por teclas ou danificar a conexão de energia CA.
2 beeps Ligar/desligar (1,0 segundo cada um) duas vezes, em seguida, 2.5 -segundo pausa (off).
Todo o padrão se repete uma vez.
Em seguida, o computador continua a inicialização.
Erro (sem vídeo add-in Gráficos placa instalada)
  • Recoloque add-in Gráficos cartão.
  • Verifique se um processador compatível está instalado.
3 beeps Ligar/desligar (1,0 segundo cada um) três vezes, em seguida, 2.5 -segundo pausa (off).
Todo o padrão se repete até o computador ser desligado.
Erro de memória
  • Recoloque a memória.
  • Certifique-se de que os Contatos da memória e do soquete estão limpos.
  • Experimente remover um banco de módulo de memória de cada vez. (Alguns sistemas podem precisar de um módulo de memória no Banco 0.)
  • Tente usar módulos de memória do mesmo fabricante com o mesmo número de peça e velocidade.
  • Verifique se há um módulo de memória defeituoso experimentando cada um em um sistema que você sabe que funciona.
3 beeps 0,5 segundo três bipes.
Em seguida, o computador continua a inicialização.
Recuperação do BIOS foi bem-sucedida Nenhuma ação é necessária.
Alta/baixa beeps Alta e baixa sinais sonoros alternativos (1,0 segundo cada) de 8 beeps.
Em seguida, o computador é desligado.
Interrupção térmica da CPU aviso
  • Verifique se o ventilador do dissipador de calor do processador está instalado corretamente.
  • Verifique se o material de interface térmica é suficiente e está espalhada uniformemente.
Subindo e descendo os tons Rising tons: 0,5 segundos em seguida em 0.25 segundos fora, então se repete com a próxima tom.

Após ter jogado, sequência de tom mais alto se repete com tons chuva.
Atualização BIOS do andamento da recuperação Este padrão de bipes é um comportamento normal. Nenhuma ação é necessária.
Padrões de LED de intermitência visíveis Os padrões de luzes piscando visíveis são exibidas no painel frontal LED de energia.




LED padrãoSequência/padrãoSignificadoEtapas de solução
2 pisca Ligar/desligar (1,0 segundo cada um) duas vezes, em seguida, 2.5 -segundo pausa (off).
Todo o padrão se repete uma vez.
Em seguida, o computador continuará a ser inicializado.
Erro (sem vídeo add-in Gráficos placa instalada)
  • Recoloque add-in Gráficos cartão.
  • Verifique se um processador compatível está instalado.
3 pisca Ligar/desligar (1,0 segundo cada um) três vezes, em seguida, 2.5 -segundo pausa (off).
Todo o padrão se repete até o computador ser desligado.
Erro de memória
  • Recoloque a memória.
  • Certifique-se de que os Contatos da memória e do soquete estão limpos.
  • Experimente remover um banco de módulo de memória de cada vez. (Alguns sistemas podem precisar de um módulo de memória no Banco 0.)
  • Tente usar módulos de memória do mesmo fabricante com o mesmo número de peça e velocidade.
  • Verifique se há um módulo de memória defeituoso experimentando cada um em um sistema que você sabe que funciona.
16 on/off pisca 0,25 segundos, 0,25 segundos fora, 0,25 segundos em 0,25 segundos, off, etc., para um total de 16 pisca.

Em seguida, o computador é desligado.
Interrupção térmica da CPU aviso
  • Verifique se o ventilador do dissipador de calor do processador está instalado corretamente.
  • Verifique se o material de interface térmica é suficiente e está espalhada uniformemente.
piscar contínuo Quando a actualização é iniciada, e depois por 0,5 segundos, e depois desligado por 0,5 segundos.

O padrão é repetido até que a atualização do BIOS estiver completa.
BIOS Atualização em andamento Esse padrão de luzes piscando é um comportamento normal. Nenhuma ação é necessária.
Códigos de beep para descontinuado desktop boards (antigo)




Sinal sonoro estadoSignificado
1 beep longo seguido por dois beeps curtos Uma falha de configuração de vídeo (a placa de vídeo estiver defeituosa ou não houver placa instalada) ou se um módulo ROM externo não zerar sua soma de
1 Falha de renovação
2 Paridade não é possível repor
3 Em primeiro lugar uma falha de memória de 64 K
4 Temporizador não operacional
5 Processador falha (reservado; não utilizado)
6 8042 GateA20 não pode ser alternada (falha de memória ou não estiver presente)
7 Interrupção de exceção erro
8 Memória de vídeo R/W erro
9 (Reservado; não utilizado)
10 CMOS Shutdown register erro de teste
11. BIOS inválida (por exemplo, módulo POST não encontrado)

Isto aplica-se a:
Intel® Desktop Board D2500CC Intel® Desktop Board D2500HN Intel® Desktop Board D2550DC2 Intel® Desktop Board D2550MUD2 Intel® Desktop Board D2700DC Intel® Desktop Board D2700MUD Intel® Desktop Board D410PT Intel® Desktop Board D425KT Intel® Desktop Board D510MO Intel® Desktop Board D525MW Intel® Desktop Board DB65AL Intel® Desktop Board DB75EN Intel® Desktop Board DB85FL Intel® Desktop Board DH55HC Intel® Desktop Board DH55PJ Intel® Desktop Board DH55TC Intel® Desktop Board DH57DD Intel® Desktop Board DH57JG Intel® Desktop Board DH61AG Intel® Desktop Board DH61AGL Intel® Desktop Board DH61BE Intel® Desktop Board DH61BF Intel® Desktop Board DH61CR Intel® Desktop Board DH61DL Intel® Desktop Board DH61HO Intel® Desktop Board DH61KVCH Intel® Desktop Board DH61SA Intel® Desktop Board DH61SKCH Intel® Desktop Board DH61WW Intel® Desktop Board DH61ZE Intel® Desktop Board DH67BL Intel® Desktop Board DH67CF Intel® Desktop Board DH67CL Intel® Desktop Board DH67GD Intel® Desktop Board DH67VR Intel® Desktop Board DH77DF Intel® Desktop Board DH77EB Intel® Desktop Board DH77KC Intel® Desktop Board DH87MC Intel® Desktop Board DH87RL Intel® Desktop Board DN2800MT Intel® Desktop Board DP55KG Intel® Desktop Board DP55SB Intel® Desktop Board DP55WB Intel® Desktop Board DP55WG Intel® Desktop Board DP67BA Intel® Desktop Board DP67BG Intel® Desktop Board DP67DE Intel® Desktop Board DQ57TM Intel® Desktop Board DQ57TML Intel® Desktop Board DQ67EP Intel® Desktop Board DQ67OW Intel® Desktop Board DQ67SW Intel® Desktop Board DQ77CP Intel® Desktop Board DQ77KB Intel® Desktop Board DQ77MK Intel® Desktop Board DQ87PG Intel® Desktop Board DX58OG Intel® Desktop Board DX58SO Intel® Desktop Board DX58SO2 Intel® Desktop Board DX79SI Intel® Desktop Board DX79SR Intel® Desktop Board DX79TO Intel® Desktop Board DZ68AF Intel® Desktop Board DZ68BC Intel® Desktop Board DZ68DB Intel® Desktop Board DZ68PL Intel® Desktop Board DZ68ZV Intel® Desktop Board DZ75ML saltará em ângulo K Intel® Desktop Board DZ77BH -55K Intel® Desktop Board DZ77GA -70K Intel® Desktop Board DZ77RE -75K Intel® Desktop Board DZ77SL -50K Intel® Desktop Board DZ87KLT -75K Intel® Placa D34010WYB NUC Intel® Placa D54250WYB NUC Kit Intel® NUC D34010WYK Kit Intel® NUC D54250WYK

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Se um computador está constantemente a reiniciar apos alguns minutos de operação, quais poderão ser os motivos?

Boas os problemas poderão estar no dissipador CPU, motherboard, fonte de alimentaçao ou memoria RAM.

Que problemas podem estar associados ao reiniciar involuntario do computador?

Boas, os problemas poderam ser:

      - O dissipador do CPU;
      - A memoria RAM;
      - Fonte de alimentação;
      - Motherboard;

 Quando o dissipador do CPU está com lixo acumulado, ou quando a ventoinha do dissipador está desligada ou danificada ou o dissipador está mal encaixado.

Um módulo de memória RAM com alguns setores danificados poderá deixar o computador funcionar, mas pode ser o responsável por reiniciar. Normalmente acontece quando um programa recorre a uma posição de memória danificada para ler ou escrever dados.

Uma fonte de alimentação pouco potente pode por o computador a reiniciar algumas vezes devido ao computador ser exigente. Para a maior parte dos casos , uma fonte de 300W é suficiente para manter o computador a funcionar, mas quando se faz um computador adaptado para jogar, uma fonte de 300W não é o suficiente!
 
Quando um computador reinicia involuntariamente, pode indicar que a motherboard esteja danificada. Pode ter os barramentos PCI, AGP, ISA ou slots de memória danificados mas deixar o computador funciona normalmente , mas quando os condensadores estão em mau estado pode por o computador a reiniciar.



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Inseriu um disco rígido no pc, mas a motherboard não o detetou. O que acha que pode estar errado?

Boas. Os cabos que conectam o disco à motherboard podem estar danificados , pode ser o próprio disco rígido que esteja danificado, o disco pode não estar a ser alimentado, e pode não estar a BIOS configurada

Quais são os únicos componentes de um PC necessários para que ele arranque e dê uma imagem?

Boas. Os componentes necessários para um computador arrancar e dar uma imagem a Placa Grafica, BIOS, RAM e o CPU

Como efectuar um reset á BIOS, na própria BIOS? E que outras formas se pode usar?


Boas para fazer reset á BIOS tira-se a pilha CMOS e espera-se 2 a 3 minutos para que apague todo o conteúdo da BIOS, senão coloca-se o jumper na posição clear.


Quando o computador bloqueia antes de arrancar o SO quais poderão ser os motivos?


Boas quando o computador bloqueia poderá ter haver os seguintes problemas:

-Teclado: o cabo PS/2 poderá não estar bem ligado; se o teclado for de USB, verificar se este está bem ligado, verificar se o reconhecimento de dispositivos USB está ativo na BIOS;

-BIOS: terá que se restaurar os valores da bios por omissão;

-Disco Rígido: problemas no cabo de alimentação e de dados, problemas na configuração na BIOS, verificar se o disco tem sistema operativo, verificar se o disco está danificado.

O que é o jumper Clear CMOS?

Boas.  É a posição do jumper que se coloca para limpar a BIOS.

Qual o cabo utilizado para alimentar as placas gráficas facilmente confundível com outro cabo de alimentação?

Boas. Os cabos que são confundíveis são os cabos PCIe de 8 pinos e os cabos EPS de alimentação auxiliar do processador.


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Como resolver um problema que está a dar problemas?


     Boas como todos sabem uma imagem vale mais do que mil palavras por isso decidi colocar o link de um vídeo para vocês verem alguém a por em pratica e assim vos ajudar.

    Apreciem o vídeo aqui:



O computador liga mas nao dá imagem, Quais as possiveis causas?

Boas, em primeiro lugar devemos verificar se os cabos estão todos ligados direitos. Em seguida se o computador ligar e continuar a não dar imagens abrir a caixa do computador e verificar se os componentes estão a ser alimentados. se estiver tudo direito e fizer  beeps, abrir o computador e verificar se todos os cabos estão ligados direitos. Se todos os cabos estiverem encaixados direitos, verificar:
1- Se as memorias estão devidamente encaixadas, mas para ter a certeza tire as memorias e torne-as a meter ao sitio;
Manutenção de PC: como descobrir qual parte do computador deu pau [vídeo] 


2-Verificar se nenhum componente está queimado, se existe queimado em algum componente;
3-Desligar os disco e as drives de DVD;
4-Se a motherboard ligar sem as memorias, tente ligar o computador;
                    


                                    Se até agora nada funcionou, então:
            O problema está no CPU, na fonte de alimentação ou na motherboard

*(Para verificar se a fonte de alimentação está a funcionar corretamente, verificar tópico sobre a fonte de alimentação)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Como se pode testar se uma fonte de alimentação está a funcionar, sem ligar diretamente é motherboard?

  Boas, neste tópico vou explicar como é que se pode testar se uma fonte de alimentação está a funcionar.
  Com a fonte livre, desligada da tomada e de todas as partes do computador, localize o cabo de alimentação da placa-mãe. Ele é o maior de todos e pode ter 20 ou 24 pinos.

Manutenção de PCs: como testar se uma fonte está queimada? [vídeo]
Pegue um clipe e dobre-o de forma que as duas pontas fiquem paralelas para baixo. Com a ponta do cabo em mãos, localize o fio verde e insira uma das pontas no conector. Ao lado dele haverá um fio preto, e é nele que se deve inserir a outra ponta do clipe. Ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte. Se as ventoinhas começarem a girar, é sinal de que a fonte está a funcionar normal e a razão de o computador não estar a ligar é outra coisa. Caso as ventoinhas não funcionem, o problema é na fonte de alimentação.

Manutenção de PCs: como testar se uma fonte está queimada? [vídeo]
Como resolver o problema?
Podem ser várias as razões da fonte de alimentação nao funcionar. Desde um fusível queimado, que custa apenas alguns centimos, até problemas mais sérios como fios traçados ou queimados. Se for esse o problema de cabos traçados ou queimados a solução é comprar uma fonte nova.
Atenção especial as caracteristicas da fonte porque tem que ser iguais.


Manutenção de PCs: como testar se uma fonte está queimada? [vídeo] 


Clique para ver o: 

 


De que forma a ficha de alimentaçao principal de uma motherboard ATX se distingue de uma eATX?


  Boas, neste tópico vou explicar a diferença entre a alimentação principal ATX da eATX.
  Podemos distinguir a alimentação principal ATX da eATX pelo simples facto da ATX ter 20 pinos e a eATX ter mais 4 pinos auxiliares.

 Aviso Importante:
  Não podemos confundir os 4 pinos auxiliares da eATX com a alimentação auxiliar do CPU porque se isto acontecer danificará permanentemente e irreversivelmente a motherboard.



 Fonte de alimentação ATX

Fonte de alimentação eATX


Quando um PC não liga quais poderão ser os problemas?



Boas, quando um PC não liga, as primeiras causas do problema poderão ser:
 - A alimentação (exterior ou interior);
 - Os cabos de ligação;
 - A própria motherboard.

Solução para a alimentação externa:
1 - Verificar so os cabos externos estão bem ligados á caixa e á tomada;
2 - Verificar o interrutor da fonte;
3 - Verificar se a tomada onde o cabo da fonte elétrica se tem corrente elétrica;
4 - Verificar o estado do cabo da fonte limentação nao está traçado ou danificado;

Solução para a alimentação interna:
1 - Verificar o cabo de alimentação principal da motherboard se está encaixado(cabo auxiliar do CPU e 4 pinos extra de alimentação da motherboard);
2 - Verificar o cabo de alimentação da motherboard se tem todos os pinos a fazer contacto;
3 - Verificar a fonte de alimentação se está danificada;
4 - Verificar o fusível interno da fonte de alimentação se está direito (se nao tem o arame roto)






quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Apresentação

 

Olá pessoal criei este blogue com o objetivo de dar a conhecer ao outros e aprender mais sobre deteções de erros, a nível de arquiteturas de informáticos.