quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Configuração do setup da bios

    Boas pessoal. O setup é o programa utilizado para configurar a placa-mãe do micro. Para executarmos o programa setup deveremos carregar na tecla F2 durante a iniciação do computador. Através do setup podemos alterar desde configurações básicas no micro (como tipo de unidade de disco, vídeo) até configurações muito complexas que só interessam a placa-mãe.
Por causa da infinidade de marcas de placas-mãe existentes no mercado, torna-se impossível criar um guia contendo todas as opções existentes em todos os programas de setup de todas as máquinas existentes no mercado.
Depois que entramos no setup, através da tecla DEL, aparecerá uma tela com as seguintes opções:

 - CPU Setup: Em micros em que a placa-mãe não tem jumpers de configuração, você encontrará esta opção. Através dela podesse configurar a placa-mãe tal e qual se faria através de jumpers. Há basicamente as seguintes opções a serem configuradas: Tensão de alimentação do processador (fonte); Frequência de operação externa do processador e Fator de multiplicação.
 - Standard CMOS Setup: Vai para o menu de configuração básica do computador.
 - Advanced CMOS Setup: Vai para o menu de configuração avançada.
 - Advanced chipset Setup: Vai para o menu de configuração do chipset da placa-mãe.
 - PCI/ Plug and Play Setup: Vai para o menu de configuração do barramento PCI e ISA Plug and Play. Alguns
 - Power Management Setup: Vai para o menu de configuração de gerenciamento de consumo elétrico.
 - Peripheral Setup: Configuração dos periféricos integrados à placa-mãe (on-board).
 - Auto Configuration With Bios Setup: Reconstrói todo o setup novamente, colocando todo os valores de fábrica novamente.
 - Auto Configuration With Power-On Defaults: Reconstrói todo o setup, recolocando os valores contidos na memória CMOS, ou seja, os mesmos valores encontrados antes de se entrar no setup.
 - Change Password: Muda a senha.
 - Auto Detect Hard Disk ou HDD Auto Detect ou IDE Setup ou Detect Master: Configura automaticamente discos rígidos que estejam instalados em seu micro. Este procedimento é o primeiro a ser feito quando estamos no setup para configurar o computador. Muitas vezes o computador detecta sozinho HD, mas mesmo assim é bom entar nessa opção para configurar outras coisas do HD.
 - Hard Disk Utility: Não entre nessa opção, pois danificará seu disco rígido.
Para gravar as configurações feitas, deve-se salvar antes de sair do setup.
A primeira providência ao entrarmos em um setup pela primeira vez de um micro recém- montado é a utilização da opção Auto Detect Hard Disk existente no menu principal do setup. Esta opção só deverá ser usada se o computador não reconhecer automaticamente o HD. Caso o Auto Detect não reconhecer, você deve conferir a instalação dos cabo flat e do cabo da fonte e dos jumpers existentes no disco rígido.
 - Standard CMOS Setup: Nesse menu devemos colocar os tipos de unidade de disquete e de monitor. O tipo de disco rígido o Auto Detect já configurou automaticamente para você. Existe a opção DATE (que atualiza a data do relógio do micro), TIME (que atualiza a hora do relógio do micro), FLOPPY DRIVE A (escolhe o tipo de disquete é utilizado, o mais utilizado atualmente é 1.44 MB), FLOPPY DRIVE B (geralmente fica desabilitado, a não ser que você queira 2 drives de disquete), PRIMARY DISPLAY (informa o tipo de interface de vídeo instalada, escolha a opção “ega/pga/vga”), DAYLIGHT SAVING (deixe desabilitado), KEYBOARD (deixe desabilitado) e HALT ON (ecolha ´´All Errors).
A parte de configuração para iniciantes é muito pesada, por isso o computador disponibiliza no próprio setup, uma opção o qual o próprio sistema completa as opções da melhor forma possível.
Para fazer isso configure a placa-mãe em relação ao processador instalado (clock externo, multiplicador de clock e tensão de alimentação) no menu “CPU SETUP”. Depois detect o disco rígido, caso ele não tenha sido reconhecido automaticamente pelo computador, ajuste a hora e a data do sistema no setup básico “Standard CMOS Setup”. Vou-vos deixar aqui dois vídeos de configuração da BIOS:
 
 
                                          Vídeo 1
 
 
                                          Vídeo 2
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário